Sunday, April 18, 2010

Jesus O Pão Da Vida





Lição desta Semana: Jesus O Pão Da Vida
Jo capítulo 6
Classe do Professor
Joubert Silva



Jo 6:30-35

Os discípulos disseram: - Que milagre o senhor vai fazer para a gente ver e crer no senhor? O que é que o senhor pode fazer? Os nossos antepassados comeram o maná no deserto, como dizem as Escrituras Sagradas: "Do céu ele deu pão para eles comerem." Jesus disse: - Eu afirmo a vocês que isto é verdade: não foi Moisés quem deu a vocês o pão do céu, pois quem dá o verdadeiro pão do céu é o meu Pai. Porque o pão que Deus dá é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo. - Queremos que o senhor nos dê sempre desse pão! - pediram eles. Jesus respondeu: - Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede. Comentário do Evangelho Eu sou o pão da vida. A multidão que participou da partilha dos pães na montanha e, depois, seguiu Jesus em Cafarnaum, acaba percebendo que Jesus propõe algo novo. Pedem-lhe um sinal para crer. Não entenderam o sinal da partilha. Querem um sinal extraordinário como o de Moisés e o maná. É o apego do judaísmo às suas tradições, fechado à novidade de Jesus. Querem um messias poderoso, mesmo que seja opressor e explorador. O sinal de Jesus é o resgate e o cultivo da vida. É a transformação das pessoas que, acolhendo o seu amor, passam a ser também fonte de vida para outros. Jesus deixa claro: o que vem do céu vem do Pai. O maná não foi dado por Moisés. É o Pai que dá o verdadeiro pão do céu, o pão que dá vida ao mundo. E este pão é Jesus. Os que o ouvem se sensibilizam de modo semelhante à samaritana quando Jesus oferece a fonte d''água da qual quem beber nunca mais terá sede. Pedem desse pão para sempre. Jesus identifica-se como sendo ele próprio o pão da vida. É Jesus que alimenta a vida eterna em nós por sua palavra, seu amor e seu testemunho




Responda estas perguntas:


O que Jesus ensinar neste versiculo 26?


“Em verdade, em verdade vos digo que me buscais, não porque vistes sinais, mas porque comestes do pão e vos saciastes.” Jo 6:26


Agora entre os versiculos 28 (desejo é servir a Deus) e o 66 (desejo é não servir a Deus) Porque desta mudancas subitamente...?


“... Que havemos de fazer para praticarmos as obras de Deus?” Jo 6: 28

“...Por causa disso muitos dos seus discípulos voltaram para trás e não andaram mais com ele.” Jo 6:66

Paz em Cristo

Leo




11 comments:

  1. João 3:5­
    "Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus."

    Não é possível entrarmos no reino do céu sem nascermos de novo da água e do espírito. O único nascimento pela água de que falam as Escrituras é o batismo (veja Romanos 6:3-4). Nascer do espírito diz respeito à transformação espiritual que devemos experimentar. Sem o batismo das águas e sem a mudança espiritual, é impossível entrarmos no reino.

    E isso que Jesus esta ensinando?

    Marcos 16:16­
    "Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado."

    O texto é claro. É necessário que creiamos e sejamos batizados. Alguns acreditam que o batismo não é essencial porque na segunda metade do versículo Jesus não disse que aquele que não crê e não é batizado será condenado. A questão obviamente é se queremos ser salvos ou condenados. Para sermos salvos duas coisas são necessárias: a crença e o batismo.

    ReplyDelete
  2. ei espera ai!... e o ladrao na crucificacao?, jesus disse a ele:
    Respondeu-lhe Jesus: "Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso". Luc 23:43

    Onde esta o batismo? Salvacao nao depede de batismo.Mas batismo e para os salvos demostrarem sua obediencia.

    Virginia Santos

    ReplyDelete
  3. Se pudéssemos provar que o ladrão nunca tinha sido batizado, não justificaria nossa recusa do batismo. Uma vez que o ladrão estava na cruz, ele não poderia ser batizado. Mas nós não estamos numa cruz e assim podemos ser batizados. Justificar nossa falta de sermos batizados com base no ladrão, seria como argumentar que não temos que confessar Cristo porque alguém não pode falar. Mas nós o podemos.

    A verdade, contudo, é que o ladrão poderia ter sido batizado. De fato, a evidência favorece essa conclusão. João Batista batizou muitas pessoas com o batismo de arrependimento preparando o caminho para Jesus: "Então, saíam a ter com ele Jerusalém, toda a Judéia e toda a circunvizinhança do Jordão; e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados" (Mateus 3:5-6). Quanto mais popular era o batismo de João, mais pessoas eram batizadas por Jesus e seus discípulos: "Quando, pois, o Senhor veio a saber que os fariseus tinham ouvido dizer que ele, Jesus, fazia e batizava mais discípulos que João (se bem que Jesus mesmo não batizava, e sim os seus discípulos)..." (João 4:1-2). A maioria do povo comum da Palestina, portanto, havia sido batizada. Mas o ladrão não era apenas "qualquer um"; ele creu em Jesus e evidentemente sabia bastante a respeito dele. Assim, fica ainda mais provável que ele foi batizado.

    O bom exemplo deste ladrão mostra nossos próprios fracassos mais claramente. Somos tão bons como o ladrão arrependido?

    ReplyDelete
  4. joao,3:15 Para que todo aquele que nele cre tenha a vida eterna.

    joao.3:16( parte b )todo aquele que nele cre nao pereca. mas tenha a vida eterna

    ReplyDelete
  5. Sim, devemos crer mas não devemos negligenciar
    outras partes das escrituras.
    Ex:
    Marcos 16:16­
    "Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado."

    Cuidado! Tem muita gente pregando o Falso evangelho. ...

    ReplyDelete
  6. SALVACAO = Fe (que e um Don de Deus)

    E verdade quem nao cre sera condenado, e jamais sera batizado Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie. Eph 2:8,9

    PAULO = Nao tinha vergonha do evangelho Rm 1:16,
    E ele mesmo nao batizava...

    Porque Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho; não em sabedoria de palavras, para não se tornar vã a cruz de Cristo.1Co 1:17

    JESUS= A "graça sobre graça." Jo 1:16b

    Quando, pois, o Senhor soube que os fariseus tinham ouvido dizer que ele, Jesus, fazia e batizava mais discípulos do que João
    (ainda que Jesus mesmo não batizava, mas os seus discípulos) Jo 4:1,2

    Querido irmao, acima e demonstrado que somos salvo pela graça,sendo que Jesus e Paulo. Eles nao batizavam...mas sim pregava o evangelho:

    Crer, ai sim vem o batismo. Isso sera um consequecia de um coracao tranformado.
    "Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado."

    ReplyDelete
  7. “Em verdade, em verdade vos digo que me buscais, não porque vistes sinais, mas porque comestes do pão e vos saciastes.” Jo 6:26

    O que Jesus ensinar neste versiculo 26?
    BEM, PARECE QUE ESTE GRUPO QUE ESTAVA SEGUINDO A JESUS ESTA SOMENTE INTERESSADO NO MILAGRES DOS PAES PORQUE ESTE OS ALIMENTARAO O FISICO. ELES NAO ESTAVA VENDO OS SINAIS QUE APONTAVA JESUS COMO O MESSIAS AQUELE QUE HAVIA DE VIR MAS SIM QUERIA SOMENTE AQUELA SENSACAO DE BEM ESTAR. BARRIGA CHEIA!, NADA DE ESPIRITUAL.
    CONCIDENCIA QUE VIVEMOS EM UMA ERA IGUAL.


    Agora entre os versiculos 28 (desejo é servir a Deus) e o 66 (desejo é não servir a Deus) Porque desta mudancas subitamente...?


    “... Que havemos de fazer para praticarmos as obras de Deus?” Jo 6: 28

    “...Por causa disso muitos dos seus discípulos voltaram para trás e não andaram mais com ele.” Jo 6:66

    ReplyDelete
  8. Agora entre os versiculos 28 (desejo é servir a Deus) e o 66 (desejo é não servir a Deus) Porque desta mudancas subitamente...?
    ENTRE ESTES VERSICULOS JESUS ENSINA MUINTA COISAS, ELE ENSINA QUE DEVEMOS BEBER E COMER SEU SANGUE E CORPO. PARA OS OUVINTES PARECIA QUE JESUS ESTAVA ENSINANDO CANIBALISMO.

    ReplyDelete
  9. Caro amigo anonymous das 7:06pm

    Creio que a sua explicacao do Ver 26
    Esta correta, mas a dos ver 28-66,
    encontra-se incompleta...falta?

    em Cristo

    Leo

    ReplyDelete
  10. E muitos hoje nao fazem o mesmo, estam na igreja no domingo e nem ouvim as mesagens, so se envolvem aqui e ali, E acham que Deus te dar tudo que preciza e tudo bem, o compromiso de sequir a jesus,( perde por jesus) (andar c/ jesus) ajudar uns aos outros amar, perdoar,E o caminho da santificacao? aqui muitas vezes voltas para traz.o sequir a Jesus

    ReplyDelete
  11. Caro amigo anonymous das 3:36pm

    Tremendo a forma como voce expressou o "seguir a Cristo". Isso involve sacrificio...perca...compromisso.
    Quem quer pagar este preco?

    '...muitos dos seus discípulos voltaram para trás e não andaram mais com ele"..

    Verdade indiscutível.
    ok, creio que entres os ver 28-66,
    têm muita carne de primeira, que nao pode ser deixada de lado...Para o nossos
    "Mocotó Teologico"...???
    em Cristo
    Leo

    ReplyDelete